quinta-feira, 4 de março de 2010

BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

As tecnologias são algo que sempre motivam nossos jovens, seja, pelo seu caráter inovador ou por sua dinamicidade. Nada mais justo usar esse poder de motivação em favor do desenvolvimento de conhecimento para nossos alunos, e de alguma forma, também tornar nossas aulas muito mais criativas e prazerosas. Para isso, temos no blog, todas essas possibilidades, quando usado como ferramenta pedagógica.

Toda a atividade desenvolvida pelo aluno, torna-se muito mais atrativa e instigante quando o aluno tem a oportunidade de colocar seu nome como autor da atividade, e quando pode publicar seu trabalho. Quando ele desenvolve uma atividade no livro, simplesmente ele está cumprindo uma atividade proposta pelo seu professor. Enquanto que se a mesma atividade, tiver o desenvolvimento e a autoria do próprio aluno, ele se sentirá muito mais responsável, e muito mais comprometido com o conteúdo da atividade ali exposto, até pela possibilidade de publicação da atividade, pois ele e o desenvolvedor e autor de todo o processo. Também para isso, podemos contar que ele pode "personalizar', sua atividade no blog, colocando imagens, cores... enfim desenvolver sua criatividade de representação, e até porque não, desenvolver sua criatividade artística, de expressão de seu pensamento. Portanto o blog, é um espaço que oferece muito mais oportunidades para expressões e de representações do pensamento, de que um simples pedaço de papel. Também por que tem a oportunidade de ser visitado por muitos, que poderão ver e avaliar os efeitos e detalhes ali colocados. Portanto, considero o blog, muito mais instigante e criativo para desenvolver atividades, e o aluno, sabendo disso, se sentirá muito mais valorizado e mais motivado para desenvolver suas atividade. Cabe ao professor, ser o motivador e orientador da atividade, par que esta não tenha desvios de foco. Que o desenvolvimento desta, vá ao encontro dos objetivos propostos pelo professor.

Então, a forma que o blog educativo pode colaborar para com a educação é principalmente, seu caráter motivador, que por si só tem. Aliado a variações de opções, e de expressões que ele proporciona, juntamente com a possibilidade de visitas por inúmeras pessoas  de diferentes níveis culturais, o que torna o trabalho muito mais valioso do ponto de vista cultural.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

6 comentários:

  1. Olá que legal o blog da escola, e muito interessante este assunto do blog pedagógico pois eu sou uma que procuro muito nos blogs de colegas projetos e atividades que me auxiliam no dia a dia na escola.....Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá, colega. Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento para desempenhar nosso papel de professor com qualidade e este curso de Mídias está nos possibilitando novos conhecimentos em tecnologias na educação o que certamente dará resultados positivos em sala de aula.
    Desejo sucesso nesta última etapa de nosso curso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nereu,
    Muito interessante o seu blog. Realmente o blog é uma importante ferramenta pedagógica, só que ainda precisa ser descoberto por mais professores para que a semente seja de fato plantada.
    Abraço e boa sorte na reta final.

    ResponderExcluir
  4. Ola Nereu, parabéns pelo seu blog, concordo que os blogs são excelentes ferramentas de auxilio na aprendizagem, mas é necessario que nos professores estejamos preparados para trabalhar com eles. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Beleza, Nereu.
    Parabéns pelo seu blog.

    phpetroli - tutor

    ResponderExcluir